Flores e Borboletas

Sempre quis ter um diário onde fosse despejando aquilo que sou...

quinta-feira, julho 13, 2006

Detesto avaliar

Hoje é dia de avaliações. Vamos avaliar os alunos do Ensino Recorrente Nocturno. Detesto avaliar. Acho sempre tão dificil. Nunca sei o que fazer por ter sempre receio de ser injusta.
Que nível devo atribuir a um aluno que apesar do enorme esforço ao longo do ano ainda não conseguiu atingir um nível positivo? E se eu tiver a certeza que com mais um tempinho esse aluno seria capaz de o atingir? Como devo de o avaliar? Pelo que foi capaz de fazer? Ou por aquilo que eu tenho a certeza que seria capaz de fazer?
E se existirem outros alunos que não fizeram nada ao longo do ano mas como são inteligentes e não precisam de praticar muito conseguem atingir níveis satisfatórios? Como os avalio? Pelo trabalho que realizaram ou pelo nível que conseguiram atingir?
E se existirem motivos fortes, a nível pessoal, dos quais eu tenho conhecimento e que sei que interferiram na motivação para a realização de trabalho em sala de aula?
E se, por outro lado, os alunos que não realizaram trabalho tiveram motivos dos quis eu não tomei conhecimento por serem mais introvertidos e não por serem apenas preguiçosos?
Por isso digo: detesto avaliar...